O Dia Mundial da Internet Segura, comemorado em 10 de fevereiro a partir de um movimento criado em 2003 pela Comissão Européia, terá este ano a participação de 65 países. E o Brasil estará entre eles. O site brasileiro da campanha, organizada no País pela SaferNet Brasil e pelo Ministério Público Federal, já está no ar e pode ser visto no endereço www.saferinternetday.org.br/
» Países comemoram Dia da Privacidade de Dados
» UE aprova plano para tornar internet mais segura para crianças
» Crianças ignoram normas de segurança em redes sociais
» Fórum: opine sobre a iniciativa
O principal objetivo é a conscientização dos internautas para o uso seguro e responsável da rede mundial de comunicações, e estão previstas diversas atividades que serão desenvolvidas em parceria com uma série de instituições como veículos de comunicação, Google Brasil, Instituto Maurício de Sousa, Secretaria da Educação de São Paulo e Comitê Gestor da Internet.
Segundo comunicado do MPF e da SaferNet Brasil, qualquer organização comprometida com o ideal de uma internet segura, pode participar da campanha. "Instituições interessadas podem ajudar a divulgar o site ou promover debates que tragam um amadurecimento sobre o assunto", explica Rodrigo Nejm, diretor de Prevenção da SaferNet Brasil. Interessados em participar devem contatar a SaferNet ou o Ministério Público Federal em São Paulo.
O site mostra a programação, sugere links com materiais relacionados à segurança. Um canal específico sobre o tema foi criado no site de vídeos YouTube, e também há material didático produzidos especialmente para serem utilizados em sala de aula.
Também se encontram, no site, dicas e informações para internautas de todas as idades sobre como aproveitar todos os benefícios que a internet oferece com segurança e responsabilidade.
Fonte: Terra