Alemanha
Considerando as pautas mais importantes em relação a segurança online, a Klicksafe (hotline alemã, membro do Insafe) decidiu focar as atividades do Dia da Internet Segura na problemática do cyberbullying. No intuito de disponibilizar as melhores ferramentas às escolas e professores, a Klicksafe desenvolveu um guia para professores. O guia “O que fazer sobre o cyberbullying?” oferece informações e atividades para sala de aula, abrangendo tópicos como defiição de cyberbullying, causas e consequências e dicas de prevenção.
França
O cantor número 1 entre as crianças francesas, Henri Des, foi convidado para ser o mestre de cerimônias do Dia da Internet Segura na França, com o objetivo de envolver crianças entre 6 e 10 anos de idade.
O canal de TV TF1 e a operadora Orange criaram websites dirigidos para crianças com o tema “Internet Sans Crainte” (Internet sem medo) e a associação “Droit@l’enfance” (Direitos da Infância) lança uma campanha via SMS para 100.000 celulares contendo dicas de prevenção.
Itália
Considerando a importância e o impressionante crescimento das redes de relacionamento entre os jovens italianos, o programa do Dia da Internet Segura na Itália promove uma mesa redonda onde adolescentes poderão expressar suas opiniões e sugerir a melhoria dos padrões das redes de relacionamentos. Para realizar este projeto, mais de 100 crianças vem sendo preparadas sobre o assunto, pessoalmente, desde novembro e mais de 1000 crianças à distância.
Espanha
O hotline espanhol Protegeles organiza diversas atividades do Dia da Internet Segura na Espanha. O foco este ano será o cyberbullying e as redes de relacionamento. Além de painéis de discussão, lançamento de um quiz e criação de um website, a Espanha lança também um Infobus em parceria com o Habbo.