SaferNet


SaferNet Brasil

SaferNet Brasil

A SaferNet Brasil é uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sem vinculação político-partidária, religiosa ou racial, fundada em 20 de dezembro de 2005, por um grupo formado por cientistas da computação, professores universitários, pesquisadores e bacharéis em Direito.

A SaferNet Brasil criou e mantém a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos (www.denunciar.org.br) que, desde 29/03/2006, é operada em parceria com o Ministério Público Federal. Reconhecida e recomendada pelo poder público como único hotline da América Latina e Caribe, a Central oferece o serviço gratuito de recebimento, processamento, encaminhamento e acompanhamento online de denúncias anônimas sobre crime ou violação aos Direitos Humanos praticado por meio da Internet.

A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos recebe uma média de 2.500 denúncias (totais) por dia envolvendo páginas suspeitas de conter evidências de crimes de Ponografia Infantil, Racismo, Neonazismo, Intolerância Religiosa, Apologia e/ou Incitação a crimes contra a vida, Homofobia e Maus tratos contra os animais.

A SaferNet Brasil também desenvolve um conjunto de ações focadas na área de Prevenção de Crimes e Violações aos Direitos Humanos na Internet. A SaferNet Brasil entende que atuar na prevenção é uma forma eficaz para reduzir a incidência de atos ilícitos no ciberespaço. Do mesmo modo, reconhece que a complexidade do problema exige medidas permanentes de combate, educação e conscientização.

Sabemos que a Internet é uma ferramenta fantástica, que pode contribuir muito com o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de nossas crianças. Porém, como toda tecnologia que se propõe a aproximar pessoas, também pode colocar em risco a segurança e a saúde de crianças, jovens e adultos, quando não orientados sobre o uso ético e responsável da rede. Por essa razão, o uso da Internet pelas crianças e adolescentes precisa ser estimulado conjuntamente com ações efetivas de orientação e acompanhamento dos pais e educadores.

Conheça mais sobre as nossas ações: www.safernet.org.br

Se você testemunhou algum crime na Internet, denuncie: www.denuncie.org.br

página 22 de 24

SaferNet Brasil - Protegendo os Direitos Humanos na Sociedade da Informação

Copyright © 2008 SaferNet Brasil. Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5