Dia da Internet Segura

9 de fevereiro

Resultados de nova pesquisa sobre Segurança na Internet e Rede Social para educadores engajados na promoção do uso responsável das tecnologias serão lançados no Dia da Internet Segura 2010

09/02/2010
Fonte: 
Assessoria de Comunicação SaferNet Brasil
Autor: 
Equipe de Comunicação
Veículo de Imprensa: 
SaferNet Brasil

A SaferNet Brasil aproveita o Dia Mundial da Internet Segura para apresentar relatório de nova pesquisa realizada no segundo semestre de 2009 com 732 educadores e 2159 alunos para conhecer as principais vulnerabilidades destes públicos online. A pesquisa buscou conhecer mais detalhes sobre o que significa segurança na Internet, tanto para as crianças e jovens desta geração “multimídia on-line” quanto para os seus educadores. Indagamos, por exemplo, como as crianças e adolescentes internautas encaram os perigos do aliciamento on-line, do Ciberbullying e dos encontros presenciais com estranhos; que tipo de relacionamentos estabelecem online e quais as carências dos educadores para tratar o tema segurança na Internet.

Para 90% dos educadores a Internet e demais tecnologias de comunicação tem efeitos positivos na vida de seus alunos. 69% dos educadores afirmam que usam a Internet todos os dias. Em termos de atividades online preferidas, destacam-se as pesquisas/estudos (87%), seguidas pelo e-mail com 80% da preferência dos professores. O trabalho não é a única atividade online já que 47% também usa sites de relacionamento.

Para 77% dos educadores é comum os alunos comentarem em sala de aula sobre o que fazem na Internet, sendo que para 65% dos educadores isso ocorre constantemente. Em relação aos perigos vivenciados por seus alunos, 6% souberam de casos nos quais alunos de sua escola foram vítimas de aliciamento sexual pela Internet. Já em relação ao Ciberbullying, 26% dos educadores já souberam de casos entre os alunos de sua escola. Em relação ao compromisso da escola com a discussão das medidas de segurança online, 99% consideram este um dever da escola, sendo que 67% considera esta uma temática urgente que merece trabalhos permanentes de orientação.

No entanto, é preocupante o fato de que 50% dos educadores consideram que não há informações suficientes para trabalhar o tema nas escolas, e 24% não conhece nenhum programa que trate do tema. Quando indagados sobre os recursos que tem para levar o tema à sala de aula, 29% diz que não tem nenhum recurso e gostaria muito de ter e outros 9% não tem e nem sabem como buscar este tipo de recurso.

Para 69% dos educadores o que eles mais precisam é de capacitação para uso das tecnologias. Na escolha pelos meios mais práticos para esta capacitação os educadores preferem Oficinas de treinamento nas escolas (44%) e Palestras (30%).

Entre os alunos, 69% tem ao menos um amigo virtual (que conheceu pela Internet), sendo que 32% tem mais de 30 amigos deste tipo. 12% dos alunos já namorou ao menos uma vez pela Internet e 11% já publicou na Internet suas fotos íntimas e/ou sensuais. No que diz respeito ao Ciberbullying, 33% afirma que algum amigo seu já foi vítima deste tipo de humilhação na rede.

Além dos dados da pesquisa a SaferNet lançará uma Rede Social – Nética - idealizada para fornecer gratuitamente materiais didáticos multimídia aos educadores brasileiros interessados em trabalhar nas escolas temas como ética, cidadania, sexualidade e segurança na Internet. Reconhecendo a grande lacuna entre as gerações no que diz respeito à familiaridade com a Tecnologias e as carências identificadas na pesquisa, a SaferNet oferecerá através da Rede Nética complementos aos materiais que são distribuídos nas formações presenciais que têm sido realizadas em diferentes estados do Brasil em cooperação com o Comitê Gestor da Internet, Ministério Público, Polícia Federal e Secretarias de Educação.

A data do lançamento foi escolhida para aproveitar as mobilizações do Dia Mundial da Internet Segura, evento que ocorre simultaneamente em 60 países na data de hoje. A SaferNet é uma das organizadoras da versão brasileira do Dia Mundial da Internet Segura juntamente com o Ministério Público Federal em São Paulo e o Comitê Gestor da Internet (CGI). A pesquisa e a Rede Social Nética serão apresentadas hoje durantes as atividades programadas na sede do Comitê gestor da Internet em São Paulo.

Em ambos os eventos as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail nucleodeeventos@prsp.mpf.gov.br . Tanto o debate quanto o plantão serão transmitidos ao vivo pela Internet. www.diadainternetsegura.org.br

SERVIÇO: DIA DA INTERNET SEGURA

9 de fevereiro de 2010

- Pesquisa sobre Segurança na Internet

- Rede Social Nética: ética e cidadania na Internet

 

10h às 12h - Debate: Privacidade x Segurança na Internet: um equilíbrio possível?

14h às 16h – Plantão da Cidadania na Web

Inscrições (somente por e-mail) nucleodeeventos@prsp.mpf.gov.br até 16h do dia 8 de fevereiro

Local: Auditório do CGI

Endereço: à Avenida das Nações Unidas (marginal Pinheiros), 11.541, 6º andar - Brooklin Novo, São Paulo – SP

/Dia da Internet Segura Brasil 2010:
http://www.diadainternetsegura.org.br
Assessoria de Comunicação SaferNet Brasil
Ver todas as Noticias
Organização Brasil:
Safernet MPF CGI
Org. Internacional:
InSafe
Apoiadores no Brasil: