Dia da Internet Segura

9 de fevereiro

Ol@,

Já estamos nos preparando para as comemorações do Dia Mundial da Internet Segura (“Safer Internet Day”) 2011. O Dia é uma iniciativa que mobiliza 65 países de todo o mundo para promover o uso seguro da Internet. Esta idéia foi organizada pela Rede INSAFE, rede que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da Internet nos países da União Européia.
Em 2011 o tema é: "Estar online é mais que um jogo. É sua vida". Em breve você encontrará aqui os materiais da versão 2011, mas já pode se inscrever para participar. Na semana do dia 08 de Fevereiro de 2011 teremos muitas novidades e eventos por todo o país e em diferentes mídias. Contamos já com sua participação. Inscreva já suas ideais, propostas e projetos para fazer parte desta mobilização também no Brasil.


Participe também com sua organização!

Em 2010 o tema central foi: "Pense Antes de Postar". Neste site você encontra o que rolou em 2010.


Participe também com sua organização!

 

Confira tudo o que aconteceu em 2009 e 2010

O Dia da Internet Segura (“Safer Internet Day”) é uma iniciativa anual da INSAFE, rede de organizações patrocinada pelo programa Safer Internet Plus, da Comissão Européia. O objetivo geral da rede e da data é promover o uso ético e seguro da Internet e outras tecnologias, por meio da difusão de informações, recursos e guias de boas práticas.

Em 2009, 50 países participaram do eventoo, em 2010, 60 países incluindo o Brasil com  atividades educativas e de prevenção. Em 2011 já estão mobilizados 65 países.

No Brasil, a organização do evento está sob a responsabilidade da SaferNet Brasil , do Ministério Público e do Comitê Gestor da Internet os quais vêm buscando outras instituições interessadas em participar da rede, por meio do desenvolvimento de atividades de prevenção e da divulgação de informações.

A proposta do evento é ser multi-institucional, acreditando na responsabilidade compartilhada entre governos, educadores, pais, ONGs, veículos de mídia e empresas para garantir a proteção dos direitos dos cidadãos no que se refere ao uso das novas tecnologias. Os organizadores acreditam que a parceria entre esses atores é fundamental para estimular o uso positivo dessas novas tecnologias, bem como reduzir os riscos decorrentes de comportamentos perigosos ou abusivos. 

Objetivo

Envolver os diferentes atores institucionais, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro e responsável das novas tecnologias de informação, especialmente por crianças e adolescentes. O dia 09 de fevereiro concentrará o maior números de atividades e será também uma oportunidade para a formação e consolidação de parcerias em torno do tema. 

Atividades propostas para o Dia da Internet Segura: 

  • Campanhas de conscientização na mídia (inserção do tema na programação regular, produção e veiculação de campanhas informativas, anúncios, websites, comunidades, blogs).‏
  • Concursos e games envolvendo crianças
  • Seminários com pesquisadores, provedores, pais e jovens
  • Coletiva de imprensa
  • Gincanas em escolas
  • Chats com especialistas

Confira as atividades realizadas no Brasil em 2010.

Ver todas as Noticias
Organização Brasil:
Safernet MPF CGI
Org. Internacional:
InSafe
Apoiadores no Brasil: