Nesta quarta-feira (27/1), entra no ar o site do Dia da Internet Segura 2010 (www.diadainternetsegura.org.br), que tem como proposta mobilizar os brasileiros para o Dia Mundial da Internet Segura, em 9 de fevereiro.
A iniciativa criada pela Comissão Europeia, em 2003, busca conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede. No ano passado, 50 países participaram da mobilização. Este ano a expectativa é contar com a participação de 55 países.
No Brasil, a campanha é organizada pela organização não-governamental SaferNet Brasil, em conjunto com o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) e o Comitê Gestor da Internet Brasileita (CGI.br).
O projeto já conta com parcerias locais, mas o site extende o convite "a qualquer organização comprometida com o ideal de internet segura, incluindo veículos de comunicação, ONG's, escolas e instituições públicas", informa a SaferNet.
Os interessados podem se inscrever no site da iniciativa e as propostas de atividades podem ser idealizadas imediatamente, como por exemplo divulgação de campanhas, cartilhas e dicas de segurança, bem como atividades que acontecerão ao longo do ano.
Material educativo e concurso de quadrinhos
No novo site, o internauta tem acesso à programação do evento e a um material audiovisual, disponível em um canal dedicado no Youtube. Além disso, também está disponível um material didático com cartilha, textos e vídeos, especialmente produzido para educadores utilizarem em sala de aula.
Entre as ações de interatividade deste ano está uma seleção de desenhos. Para participar, basta criar uma história em quadrinhos com base nos desenhos disponíveis. O internauta receberá por e-mail sua história e poderá contribuir na criação de dicas de navegação segura e responsável na rede. O material selecionado será postado no site do evento.