Roteiro, criatividade, originalidade, conteúdo e informação foram os principais critérios avaliados pelos jurados para definir os vencedores do Concurso de vídeos “Tecnologia sim. Conecte-se com Responsabilidade”. A disputa foi acirrada e cada ponto a mais na avaliação fez toda a diferença.
Os grupos de adolescentes que ganharam são dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Pará. Primeiro e Terceiro lugar são alunos da Fundação Bradesco. Além deles, três menções honrosas também foram escolhidas entre os 54 audiovisuais e educadores que se destacaram.
Hora de conhecer os vencedores!
O segundo lugar é de Caçapava, São Paulo. O bom conteúdo e a didática chamaram a atenção dos jurados na hora de premiar o grupo Taiadinha Comunicação, criador do vídeo Conectadas. As garotas Amanda Guimarães, 15, Juliana Cursino, 15, Lídia Araújo, 15, e Thaís Ramos, 16, ganharam um Mp4 cada uma. Elas fazem parte do Grupo de Assistência ao Menor Trabalhador, que ganhou um Notebook e o facilitador do vídeo, o educador Cassios Pinheiro, ganhou uma câmera digital.
O terceiro lugar foi para o grupo FBParagominas, responsável pelo vídeo Uso adequado da Internet, criado pelas adolescentes Taíres Regina, 16, e Ana Caroline de Souza, 16, da Fundação Bradesco de Paragominas, no Pará. As jovens e a facilitadora Cláudia Campos ganharam um Mp4 cada uma e a instituição, uma câmera digital.
Os jurados decidiram ainda destacar o empenho da facilitadora Perla Toledo Matos, por ter orientado mais de 32 dos vídeos inscritos. A educadora é do Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Borda da Mata, Minas Gerais. Os vídeos vencedores estão sendo exibidos no estande do NIC.br / CGI.br durante a Campus Party, em São Paulo, até o domingo, dia 31/01, e podem ser conferidos pelo site da SaferNet: www.safernet.org.br. Todos os vídeos inscritos continuam postados no site do concurso: www.tecnologiasim.org.br
Além do Brasil, seis países realizaram simultaneamente o concurso: Argentina, Bolívia, Costa Rica, México, Paraguai e Venezuela. Os três vídeos vencedores no Brasil continuam disputando a etapa regional. Os vencedores internacionais serão conhecidos no Dia Mundial da Internet Segura, 9 de fevereiro.
“Tecnologia Sim. Conecte-se com Responsabilidade” foi organizado no Brasil pela SaferNet Brasil em parceria com a Save the Children e Chicos.Net, com patrocínio da Google, CGI.br, NIC.br e Petrobras. A iniciativa contou com apoio da Ecpat, DPF, MPF-SP, MP-RJ, ABMP, Propeg, ABCID, Andi e Rede Sou de Atitude. .
Sobre a SaferNet Brasil
A SaferNet Brasil é uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sem vinculação político-partidária, nem religiosa, nem racial, fundada em 20 de dezembro de 2005, por um grupo formado por cientistas da computação, professores universitários e pesquisadores. A SaferNet Brasil criou a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos (www.denuncie.org.br) que, desde 2006, oferece o serviço de recebimento, processamento, encaminhamento e acompanhamento on-line de denúncias anônimas sobre qualquer crime ou violação aos Direitos Humanos praticado por meio da Internet. O serviço, operado em parceria com o MPF, o DPF e o Disk 100 do Governo Federal, atende os rígidos padrões técnicos e operacionais fixados pelos organismos de padronização e certificação internacionais.