SaferNet


Apresentação

Apresentação

A Cartillha SaferDic@s foi elaborada pela equipe da SaferNet Brasil com o propósito de contribuir para a promoção da utilização da Internet de forma mais segura e ética. Com uma linguagem simples, ilustrações inéditas e diagramação lúdica, a Cartilha pretende atingir públicos de diferentes faixas etárias, classes sociais e níveis educacionais.

O conteúdo foi desenvolvido a partir de pesquisas sobre conceitos, termos e novas linguagens usadas na Internet e no mundo digital. O objetivo deste material pedagógico é estimular os brasileiros, principalmente crianças e adolescentes, a aproveitar todo o potencial da rede, sem esquecer de adotar os cuidados necessários neste novo espaço público, seguindo as dicas de segurança.

Cada vez mais cedo, a Internet passa a ocupar um lugar privilegiado na vida social e afetiva de crianças e adolescente. As agressões, abusos e violências praticadas por meio da Internet também geram graves consequências psicossociais às vítimas, mesmo sem contato físico. Orientação, diálogo e conscientização continuam sendo as melhores práticas para evitar que mais meninos e meninas tenham os seus direitos violados por pessoas mal intencionadas na Internet.

Como contribuição para a conscientização dos internautas, disponibilizamos para toda a sociedade uma versão online da Cartilha, com possibilidade de download para quem quiser imprimir, distribuir ou guardar como referência. Basta acessar o nosso portal www.denunciar.org.br

Desejamos que educadores, estudantes, pesquisadores, pais e toda a sociedade brasileira tenham acesso e divulguem o conteúdo da Cartilha, especialmente elaborada para potencializar o uso saudável e responsável da Internet. Esta é uma iniciativa da área de Prevenção e Atendimento da SaferNet Brasil.

Desejamos que este material ajude significativamente na elaboração de novos materiais e atividades que fortaleçam ações efetivas para garantia dos direitos das crianças e adolescentes também na Internet.

Forte abraço,

Thiago Tavares Nunes de Oliveira - Presidente da SaferNet

Rodrigo Nejm - Diretor de Prevenção e Atendimento SaferNet

página 2 de 24

SaferNet Brasil - Protegendo os Direitos Humanos na Sociedade da Informação

Copyright © 2008 SaferNet Brasil. Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 2.5